Office 64 bits, o não recomendado

microsoft-office
Padrão

O artigo ia ser sobre a instalação do Skype For Business que não funcionava nem por um decreto presidencial (pufff!)

Meus problemas costumam ser bem incomuns em informática. Sabe aquele problema que só você e um seleto grupo de pessoas encontram? É bem assim. Cansei de falar na empresa que o Meu Skype for Business não funciona. Eles ficam olhando para mim no tipo: “- Como assim?” – é, no tipo, instalou e funcionou. – Sei bem como é, teria pensado o mesmo.

Mas eu sei bem onde tudo começou… o Victor já cantou essa pedra em 2013. “- Porque, diabos, você instalou o Office 64 bits se a Microsoft indica instalar a de 32 bits?” – Bom, instalei porque eu precisava mesmo saber porque seria tão ruim, senão não seria eu. Mas sabe aquele negócio de técnico que não aceita o tradicional “- Porque não.”, e porque eu resolveria qualquer problema que eu tivesse.

Como não dispomos de tempo para se dedicar ao problema no dia-a-dia, e as poucas informações sobre o assunto me deixavam sempre na mesma situação, e eu tenho acesso aos aplicativos através de VPN/RDP, foi ficando. Mas quando procurava, eu procurava o porque, porque junto, por que separado, afinal só eu e um seleto grupo procurava por isso. Acho até que nos procurávamos. Instalei tudo o que você possa imaginar para tentar funcionar. Fiz ajustes de registro, arquivos que ninguém sabe que existe, tentei parâmetros no executável do skype comum, etc, aquelas coisas que só você que usa computador mesmo sem internet sabe o que estou dizendo. Mas eis que num belo dia, depois do expediente, lanço e vem uma resposta da Microsoft indexada no Google logo nas cabeças, praticamente um tropeço em uma nova informação.

IMPORTANT: If you have a subscription to the Office 365 Business plan or Office 365 Business Premium plan and upgrade Office 2013 to Office 2016, you may find that the Skype for Business client is removed, or you may receive an error message about newer versions of Office already installed. To work around this issue, install Skype for Business (standalone) or Skype for Business (64-bit).

– Então ele quis dizer que ao tentar atualizar ele excluiu e agora me diz que tem a última versão instalada do que foi excluído? Fantástico! Chamo quem, o psicólogo?

Desses links, inicia uma aplicação assim:

office-incomum

e ela executa, executa, até que… fecha. Coisa de chinês. Assim mesmo, sem eu fazer nada ou aceitar qualquer termo. Mas e para onde foi o Skype? e o Office todo? Ainda não sei. E lá vamos nós para o Google para procurar mais informações.

Já sei. Vou instalar a versão anterior, o Microsoft Lync Basic 2003. São 330 megabytes que valem a pena. Posso não ter mais o Office, mas o Lync/Skype ou seja lá o nome que tem agora, vai funcionar para melhorar a comunicação entre equipes.

E depois do download recebi a mensagem abaixo e então lembrei daquilo que o Victor praguejou e não tive mais dúvida.

em-busca-do-lync

Vou desinstalar tudo o que tiver de Office 64 bits e até esquecer de que um dia o conheci. Mas desinstala tudo, pacote de compatibilidade e tudo mais. Senão, não inicia a instalação. Acredite.

office-desinstalado

Chegou a hora de começar tudo novamente com o Office 32 bits.

office-inicio

Agora vai!

office-instalando

Enquanto instalava, até porque “alguns instantes” foi uns 40 minutos, fiquei lembrando de um amigo que usava o Windows XP 64 bits. Ele reclamava que nada rodava sob o ambiente, que tinha que ter as próprias versões. A questão de rodar híbrido (32 e 64 bits) em um mesmo ambiente 64 bits veio bem depois, já no Windows 7, que ainda previa o XP Mode para rodar os aplicativos de 32 bits que não rodavam sob Windows 7.

office-instalado

 Mas sabe a verdade? Ele instalou não instalando. Não havia nada na pasta do aplicativo. E agora, o que fazer? Fuxica daqui, fuxica dali e eis que aparece uma opção de reparação que me deu duas opções, usar os arquivos locais ou usar a internet. Optei pelos arquivos locais.

o365-repair

Feito isso, os ícones não apareceram, mas tem uma grande diferença, agora no caminho do Office (C:\Program Files (x86)\Microsoft Office\root\Office16) estão os executáveis. Criei os atalhos e…

enfim-skype-for-business

.. tudo OK.

Andre Mesquita
IT Consultant – Developer
Self Motivation, high level of curiosity and tenacious resolve have been the drivers of my career.

Specialties: Solutions, Development, Codes, Server, Monitoring, Routing.and Services.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *