Problema em experiência do usuário com Windows 8 e 10

menu-iniciar-feio
Padrão

Problema em experiência do usuário com Windows 8 e 10. Procurei um canal da empresa para fazer o pedido, mas não encontrei. Por fim, achei que criando um artigo e expondo a visão de quem utiliza a interface diariamente poderia ajudar mais.

Talvez muitos não tenham parado para observar, mas a tela aumentou muito de tamanho com os monitores widescreen a tela tinha 17 polegadas e passou para 22. Os pontos da tela diminuíram ainda mais. E que talvez nem a MS deva ter entendido o quão fácil fica se organizarmos melhor a tela.

Achei um recurso muito interessante no Windows 10 que é a capacidade da tela do menu Iniciar ocupar toda a largura das telas. Ora, talvez não tenham percebido, ou talvez por utilizar somente um monitor, o Windows 10 duplica automaticamente a barra de tarefas para o outro monitor nos casos de extensão de tela e com isso ganhamos mais produtividade. No meu menu Iniciar eu tenho e-mails, notícias, atalhos importantes e tudo mais que poderia carregar em várias abas de navegadores.

Mas como eu falei, as telas aumentaram de tamanho para os lados de forma que a melhor posição da barra de tarefas é na lateral, ou direita, ou esquerda. No início você se atrapalha para acostumar, mas depois que acostuma, sobra mais tela, mais ÁREA DE TRABALHO.

Mas aí é que está o problema. Se você colocar a barra abaixo na tela, você pode redimensioná-la e caber tudo o que você usa.

barra_larga_grande.png

Legal. Eu vejo mais coisas que na vertical, mas diminui o tamanho da tela onde é menor, na altura. E a grande vantagem dos monitores widescreen foi pra cucuia. E aí é que você pensa. Vou colocar a barra de tarefas para o lado como pensei inicialmente.

barra_vertical_menu_iniciar.png

Mas, OPA! Ela aumenta o tamanho e ao invés de caber mais botões, os estica e faz você se contentar com um scroll porco. Se ainda fosse um SCROLL, mas é um scroll porco.

Mas porque é ruim?

Primeiro porque não te exibe tudo o que exibe embaixo e segundo porque existem aplicativos que notificam você através de seus ícones e acabam por ficarem notificações escondidas. Eu sempre usei a barra de tarefas como barra de ferramentas. Sempre esperei que tudo estivesse à mão. Mas esticar botões?! Peraí, né?!

E outra coisa, MS, já que eu preciso usar meu Microsoft Passport para me logar com segurança, que tal fazer um backup das experiências do usuário para que eu possa usar as minhas configurações de tela automaticamente em qualquer estação que eu entrar. Isso aí o eYe OS, desktop para php já tinha deixado a dica há muito tempo. Produtividade, MS, é disso que precisamos na experiência do usuário.

Ajuda nós aí!

 

 

Andre Mesquita
Senior Software Developer
Perhaps the greatest challenge of my career is to identify which part of my profession is not a hobby. The ease of logical understanding and the constant search for knowledge are great drivers of my career.