A sua segurança depende de você

seguranca
Padrão

Me preocupo muito com segurança da informação. Você não?!

Muitos amigos costumam dizer:

Como você nunca pega vírus se não usa anti-virus?
Bom, a resposta é simples” – Eu preciso não ter o anti-vírus trabalhando comigo.”

Tá, mas e aí?

Eu tenho cuidados (e backup).

Alguma hora temos que aprender sobre segurança da informação.

Isso, comigo, ocorreu em meados de 1999, quanto estava à um fim-de-semana da entrega de um sistema. Fui carregar um jogo em um disquete e fui contaminado pelo famigerado stoned e seu comparsa michelangelo que detonaram a trilha 0 e toda a FAT. Nesta época não havia softwares de recuperação e nem tínhamos tanto acesso à informação vinda dos EUA. Paguei caro a um profissional para recuperar o código-fonte para entregar ao cliente.

Esse dia me fez entender o real significado da segurança da informação.

Eu gostava muito dos aplicativos clientes de email. Por anos usei o Kauffman, que provavelmente nenhum leitor deve lembrar como alternativa ao Outlook Express ou Thunderbird. Mas precisamos nos adaptar.

Trabalhei em um provedor de Internet em que o gerente de rede me dizia que o tráfego de emails era o maior de todos.

Precisamos nos adaptar. Existem webmails fantásticos para gestão de correspondência eletrônica. Confie. Alguns já pré-classificam os suspeitos. Não traga para seu dispositivo o conteúdo que desconhece.

Se você não vai instalar e nem tem pretenção de armazenar, para que correr riscos? Os webmails avançaram tanto que até permitem a visualização de conteúdo.

Eu sou um dos felizardos clientes da Google que ganharam as primeiras contas do Google Apps de 100 usuários vitalícia.

Disco Virtual. Conhece? Arquivos importantes devem ser armazenados na nuvem, se possível em até dois repositórios diferentes.
Olha, não tem mais jeito. Os smartphones vão migrar para um óculos ou dispositivos ainda mais leves e práticos. Seus dados precisarão estar online e seguros.

Outra resposta simples muito boa para a segurança da informação é:

  • Proteja-se de sua curiosidade.

Essa é a causa mais comum dos problemas atuais. Ou porque abre um arquivo ou porque acessa um site que te induz a injetar um código para processamento no seu dispositivo.

Andre Mesquita
Senior Software Developer
Perhaps the greatest challenge of my career is to identify which part of my profession is not a hobby. The ease of logical understanding and the constant search for knowledge are great drivers of my career.