UBER é seguro?

uber
Padrão

Ouvi um relato de uma pessoa que foi sequestrada no Uber e gostaria de tecer uns comentários para que possam ajudar outras pessoas a não cometer o mesmo erro e andar com mais segurança.

Foi assim:

A moça com seu filho no colo pediu um Uber para ser transportada do local X para o local Y. O motorista estava demorando, então ela decidiu cancelar e solicitar outro carro. O motorista do carro 2 chegou e ele começou a pegar um trajeto para um destino Z. Depois de iniciada a viagem, quando a moça percebeu que estaria indo em itinerário diferente, este instaurou o assalto exibindo a arma. A assaltante pediu o celular da moça e procurou por aplicativos bancários. Com o aplicativo bancário foi se dirigindo às agências das instituições que têm aplicativos para ela efetuar vários saques.

Parei um tempo para analisar o problema e vi que não é exatamente problema do Uber. O sistema  do Uber funciona e a falha de segurança que fez a moça entrar no carro não ocorreu no sistema Uber.

O que ocorreu?

  • O bandido assaltou alguém que tinha um celular com o Uber instalado.
  • Solicitou um Uber e assaltou o motorista.
  • De posse do carro e do celular, também roubados, aceitou uma corrida.
  • Era a corrida da moça.

Evidências:

  • O Uber criou um aplicativo que precisa de cadastro do carro e da foto do motorista;
  • O aplicativo precisa ser instalado no celular com uma série de tokens que chegam por SMS para validar que o celular é mesmo o que está sendo informado;

Onde estão as falhas de segurança?

  • Os usuários deveriam ter obrigação de verificar se a placa e a foto do motorista são os do cadastro. SE NÃO FOR, NÃO ENTRE! Mesmo que o sujeito diga que é pai, irmão ou locatário do carro. NÃO ENTRE! Se for outro carro e/ou outra pessoa, é alguém que está burlando o sistema do Uber e usando para outros fins que não o que foi planejado,  construído e oferecido a você.
  • A Uber poderia criar uma pequena alteração para que as pessoas confirmassem a solicitação do serviço mediante uma senha, assim, mesmo o celular sendo roubado, a chance do bandido solicitar uma viatura seria mínima. Mas essa não existe (ainda) e a única e melhor opção é a anterior.

Espero que ajude na sua segurança!

 

 

 

Andre Mesquita
Senior Software Developer
Perhaps the greatest challenge of my career is to identify which part of my profession is not a hobby. The ease of logical understanding and the constant search for knowledge are great drivers of my career.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *